Wednesday, March 04, 2009

Crise... em versão "moi"


Ora bem, depois de imenso tempo desde a última vez que aqui escrevi, hoje apeteceu-me voltar a escrever...

Sei que me apetece escrever, mas como não sabia muito bem sobre o que havia de falar, decidi falar sobre o óbvio... a crise que nos rodeia.

Como alguns dos leitores saberão, actualmente trabalho numa das empresas em risco de falir / fechar. É óbvio que no início, quando os trabalhadores souberam do problema financeiro que a empresa atravessa, o choque é grande e é inevitável ficar abalado (apesar de nada ou muito pouco podermos fazer para reverter isto).
Eu, como ser humano que sou, assim fiquei... ao início preocupado pelo que poderia ser o meu futuro profissional/pessoal, depois veio a desmotivação (para quê trabalhar muito se o nosso esforço depois não vai adiantar nada para a empresa...)...
Sempre fui optimista e até dei por mim a acreditar que a empresa ainda poderia ser comprada por algum investidor que viesse salvar isto. O trabalho diminuiu e o tempo para pensar aumentou, o que por um lado é bom, por outro nem por isso. Mas deu para assentar ideias e, quando acalmei, reflecti e aceitei os factos que me rodeavam, dei por mim a pensar o inevitável: tenho de arranjar outra solução para a minha vida e rápido!
Claro que nestas alturas, a base da nossa personalidade é o que faz a diferença do nosso futuro:
- há quem seja um português típico, pessimista por natureza e que iria procurar emprego à toa, nem que fosse num shopping (independentemente das suas habilitações e sem menosprezo para esses profissionais que também são precisos)
- há os pessimistas que julgam que só sabem fazer aquilo que faziam e que não vão arranjar mais nada igual
- há os optimistas que não se importam de esperar, mas sabem que mais cedo ou mais tarde vão algo que os satisfaça
- por fim, há quem, como eu, acreditam no destino. E para mim, o que esta situação me diz é que eu tinha de mudar de vida. A fazer o quê? Onde? Não sei (ainda pelo menos).

O que sei, o que tenho a certeza, é que sou um profissional muito competente, extremamente empenhado no que faço e que não tenho medo de trabalhar. Claro que preferia viver dos rendimentos, mas como AINDA não cheguei aí, tenho de lutar mais um bocadinho para atingir os meus objectivos.

O importante, e esta é a mensagem que quero passar a todos os que tiveram a paciência de ler este desabafo, é que consigam olhar para o futuro e consigam imaginar o que querem da vossa vida. Pensem como querem estar daqui por 20 ou 30 anos, o que querem ter / o que querem estar a fazer, etc.

Independentemente do que escolherem, acreditem que vão ser capazes de concretizar esses objectivos e verão, mais cedo ou mais tarde, que vão acabar por se realizar. Não há quem nasceu pobre e ficou rico? Não há quem nasça sem nada e acabe com tudo? Não é sorte... É persistência e ter confiança e principalmente ACREDITAR que os vossos objectivos se vão concretizar.

Fica prometido...
quando os meus objectivos se realizarem eu irei escrever aqui esse meu sucesso.

Eu acredito!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home