Thursday, March 09, 2006

O dia internacional da mulher

Ontem foi o Dia Internacional da Mulher... E dizem vocês... Já vens atrasado... Se foi ontem... Nada disso. Foi ontem e o post é hoje propositadamente. Porquê? Porque não concordo com o festejo deste dia. E perguntam vocês novamente: porquê?

Por uma razão muito simples. Não há Dia Internacional do Homem. Diz o Nuno que "VIVAM as Meninas pois elas valem muito e aturam muitas neuras dos Meninos." Desculpa lá miúdo mas tenho de discordar. Não somos nós que temos SPM (Síndrome Pré-Menstrual), não somos nós que nos queixamos da "sorte que vocês têm em não fazer a depilação, que dói muito mais que fazer a barba", não somos nós que nos queixamos da falta de carinho ou de atenção...

Não quero com isto dizer que somos melhores que as mulheres... Há de tudo em todos os lados, mas sinceramente... Tanto lutaram por igualdade de direitos (e muito bem), mas não abusem... Igualdade é uma coisa, mas para isso teria de haver um Dia Internacional do Homem.

8 Comments:

At 9/3/06 20:37, Blogger sarinha said...

És mesmo homem.... e invejoso ainda por cima, por n existir um dia internacional do homem...
Não percebeste q só existe dia para as mulheres pk somos mt melhores?.... pk sem nós ng existia?.... sem nós vocês homens não conseguiam viver?....
E sim, sofremos mt mais q vocês em todos os aspectos, a nível físico (dores menstruais desde de mt criança, depilação, parir filhos, etc), a nível emocional (aturar-vos, por vezes n somos acarinhadas ou valorizadas, etc) e até a nível social (por exemplo, normal/ nós trabalhamos tt qt vocês, m vocês é q ganham mais)... e ainda era capaz de ficar aki a enumerar....

Cá p mim, tás c mts keixas sobre as mulheres.... começas cedo... :-p

Sei q de facto estes dias são feitos p as minorias (os grupos minoritários ou desprotegidos),e sendo q vocês homens são menos do q nós mulheres, se calhar até te compreendo, qd dizes q devia de existir um dia p o homem....

Contudo, esta é uma excepção.... é um dia p valorizar um grande e fantástico ser humano....a MULHER! :-p

(diz lá, n tavas há espera de um comentário destes, pois n? :-P)

 
At 10/3/06 09:47, Blogger dani_dc said...

É verdade Nuno, primeiro assistimos a um arrufo ao vivo.. agora a um arrufo virtual. Mas isto é normal :-)

Muito bem Sara há que defender as mulheres :-)

Quanto ao post original, o dia da mulher é muito importante para chamar a atenção para certos problemas que se vivem no mundo. Em muitos paises a mulher é tratada como um ser sem alma, quase como um animal irracional e é preciso acabar com isso urgentemente. Não é propriamente uma questão de quem é melhor :-P Mesmo a nossa sociedade ainda nos discrimina muito, só que não é tão explicita.

De experiência própria porque sou informática ou seja trabalho num mundo maioritáriamente masculino, quando estagiei na tvtel os tipos levaram-me sempre na brincadeira, do genero qualquer coisita que eu conseguisse fazer já era bom.. brincaram comigo e com o meu trabalho. A pessoa que orientou o meu estágio era um machista de primeira, andei ali 9 meses a aturar aquilo; e sei que se fosse homem as coisas tinham sido completamente diferentes. Lá porque sou mulher isso não significa que tenha menos capacidades, mas para muita gente burra isso é um dogma. A mudança de mentalidades demora decadas, portanto até isto mudar...

 
At 10/3/06 10:36, Blogger Diana said...

Um bocadinho de História:

O Dia Internacional da Mulher não é um mero capricho.
Faz hoje 149 anos que um grupo de operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando as instalações da fábrica onde trabalhavam mais de 16 horas por dia, para reivindicarem a redução de um horário para 10 horas. Para além do horário excessivo de trabalho (o dobro do que temos hoje), recebiam menos de um terço do salário dos homens (infelizmento ainda se constacta muitas vezes isto no que respeita a salários).

Num acto cruel, estas mulheres foram fechadas na fábrica.
No dia 8 de Março de 1857, dia em que se deu esta manifestação, a fábrica foi invadida por um enorme incêndio e cerca de 130 mulheres, ali fechadas, morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Acho que não é um facto de se concordar ou não. Sou mulher mas não "comemoro" este dia por ser mulher mas sim pela data e pelo que aconteceu. Assim como se comemora muitas outras datas. Datas estas que têm uma razão de ser. Datas estas que por algum motivo, foram instituídas...E neste caso é o que acontece...

No entanto como mulher passo a citar:
"Por isso tudo, viva a mulher, não somente no dia 8 de março (dia da mulher), não somente no segundo domingo do mês de maio (dia das mães), não somente no dia das avós (que é mãe e mulher duas vezes), Mas sim, viva a mulher, todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos, porque a "mulher" é sempre "mulher" todo o tempo."
por Sandra Mamede

Já agora, viva os Homens pelas mesmas razões e se não têm o tal "Dia Internacional do Homem", ainda bem, porque se o tivessem seria mau sinal, seria sinal que no passado tivesse acontecido algo parecido com o que aconteceu áquelas 130 mulheres.
Sim, podiamos agora falar das guerras que houveram através dos tempos em que morreram milhares e milhares de Homens mas essas guerras foram feitas pelos próprios Homens por isso...

 
At 10/3/06 13:18, Blogger Lenita said...

tás lixado, pedrito.. :p nós mulheres não deixamos passar uma.. ;)

 
At 10/3/06 17:14, Anonymous Anonymous said...

Sarinha:
Sem querer defender o meu filho Pedro, não percebo uma coisa!Não fomos nós homens que vos obrigamos a ter dores menstruais, parir filhos, etc, etc, foi a natureza que assim vos vez.Daí que nós homens não temos culpa de tudo isso!!!
Quanto ao aturar, não sei quem atura quem, mas de uma coisa sei, só atura quem quer( mais uma vez não são obrigadas a aturar ninguem).
Perante o exposto, digo uma coisa para as mulheres em geral,tanto os homens como as mulheres precisam de carinho, que deve vir de quem nos respeita e ama, e acima de tudo de quem nos tem uma grande amizade.
Não me venham com a treta de que vocês são as eternas coitadinhas!!!
Também sofro como vós, e amo como vós, não me depilo porque não preciso, mas acarinho,dou o ombro,tenho dores e sofro convosco quando vocês têm um filho!
Por isso acho que para além do dia do Paie da Mãe, também acho que devia existir um Dia do Homem!

 
At 12/3/06 20:41, Anonymous Anonymous said...

A questão é a seguinte: as mulheres, isto falando de forma geral, têm actualmente uma vida perfeitamente independente e compleno reconhecimento, bastando para isso que o mereçam. Não vejo para quê tanto barulho. OU melhor, vejo... Com toda a treta do instinto maternal e da sensibilidade, as mulheres são, de forma geral uma vez mais, muito mazinhas, extremamente competitivas no mau sentido e mais dadas a guerras. Só não tomam o mundo porque é difícil. E garanto que aqui há meramente observação, nada de nenhum tipo d dor de cotovelo nem coisa que o valha. Concordo com o que li: exigimos um Dia Mundial do Homem, lol! Mainada. ;)

 
At 13/3/06 10:29, Blogger Diana said...

Ok... Já vi que, os Homens que aqui escreveram não perceberam o porquê do "Dia Internacional da Mulher". Trata-se de História, como por exemplo o Dia dos Namorados...etc!
Se houvesse "Dia Internacional do Homem" não era de forma nenhum para terem os mesmos direitos que as mulheres. Estes dias, criam-se por alguma razão mas não a vou repetir como é óbvio. Quem estiver interessado que leia o meu 1ro post aqui ou que pesquise na Internet.

;)

 
At 13/3/06 17:18, Blogger sarinha said...

Este assunto já deu muito q falar... se calhar por minha causa.
M estava a pegar c o post, n levem as coisas tão a sério.
Axo q já chega.
Concordo c a Diana, o q interessa é o verdadeiro significado do dia e o q representou esse dia. O importante é a história por detrás do dia.

Fora isso...TODOS temos o nosso valor, independentemente do sexo!

Beijinhos a todos!

 

Post a Comment

<< Home